A escola, hoje, precisa saber que o relacionamento com a diversidade é uma experiência muito boa, pois permite que a criança aprenda que as limitações são normais a todos.
O colégio tem que trabalhar o conceito de que cada aluno é único, ele tem o seus limites e os potenciais, mesmo tendo com os conteúdos programáticos da escola e o nível de aprendizagem esperado para aquela série ou idade, tudo mais ou manos programado, é preciso sabe que o ser humano não é igual a matemática, esse é o primeiro passo a ser dado rumo à inclusão.
A inclusão é algo novo, igual à tecnologia, ha algum tempo atrás, onde diversos professores foram contra, não sabiam como lidar com todos os avanços tecnológicos. Era um medo do desconhecido, não sabendo onde aquilo tudo ia chegar, toda novidade, toda mudança requer trabalho, quebras de paradigmas e, claro, a criação de novos, construir novos conceitos e um outro modelo. O mesmo acontece com a inclusão, ter alunos com deficiência na escola, é algo atual, então há, de fato, diversas dificuldades que precisam ser encaradas de frente, teremos que criar um novo modelo.
A responsabilidade no processo de inclusão não é apenas do professor, mas tem que
contar, também, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar e da família. Juntos vão fazer uma investigação para obter a maior quantidade de informação possível sobre o aluno, para poder ajuda-lo da melhor maneira possível.
contar, também, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar e da família. Juntos vão fazer uma investigação para obter a maior quantidade de informação possível sobre o aluno, para poder ajuda-lo da melhor maneira possível.
A família tem as informações principais sobre o aluno se comunicar, suas preferências alimentares, seus interesses, suas dificuldades, as formas de escrita utilizada por ele e os recursos específicos de que necessita, por isso é essencial, sempre, ouvir os pais. É interessante, também, estudar, procurar saber sobre a deficiência do aluno como as causas, os tratamentos, o acompanhamento e o desenvolvimento são muito importantes para conhecer a pessoa e compreender seu processo de aprendizagem e para estabelecer as estratégias de ensino.
Conhecendo bem o sujeito, agora é hora de passar todo o histórico para os profissionais da escola, esclarecendo as dificuldades e as formas de trabalhar com o aluno. É importante que todos estejam preparados para que o tratem com igualdade, mas é claro, respeitando as necessidades!
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