quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TEORIAS SIGNIFICATIVAS

Segundo Ausubel, a aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno.

Dessa forma, sempre deve se considerar o conhecimento prévio que o indivíduo possui como ponto de partida para um novo conhecimento.

A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, quando este aluno encontra significado no que ouve.

Assim, são necessários pontos de ancoragem, ou subsunçores de aprendizagem, que irão relacionar o novo com o que o aluno já sabe.

É necessário que o aluno encontre sentido no que está aprendendo, para que significativamente possa aprender.

É necessário, em sala de aula, partir-se dos conceitos que o aluno já possui.

O aluno deve relacionar entre si os conceitos aprendidos, o que torna significativa a sua aprendizagem.
A definição de conteúdo deve ser feita por meio de uma série hierárquica, a partir de uma avaliação do que o aluno previamente já sabe.

A teoria cognitiva de Ausubel Incentiva o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem.

Materiais introdutórios devem ser apresentados antes do próprio material a ser aprendido.

“Pontes Cognitivas” são elos entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve aprender.

Ausubel é um defensor do construtivismo, ou seja, o aluno é o principal agente construtor de sua aprendizagem.

De acordo com a sua teoria, surgem conflitos cognitivos quando ocorrem contraposição de esquemas prévios e conceitos novos.

Não somente a nova informação, mas também o antigo conceito acabam sofrendo modificações pela interação entre ambos.

O ponto central de sua teoria é o termo SUBSUNÇOR, que pode ser entendido como o ponto cognitivo do aluno que dará sentido a um novo conhecimento.

2 comentários:

  1. Olá, Tanya.
    Considero essa teoria limitante, pois se existe um "...conhecimento prévio que o indivíduo possui..." como ele, o indivíduo, o adquiriu? Também foi a partir do mesmo processo que é defendido por Ausubel? Se é assim, se formos retornando nessa árvore do conhecimento adquirido, deve existir um "conhecimento inicial" inerente ao indivíduo, que nasceu com ele, a partir do qual todos os outros conhecimentos deverão ser construídos. Isso pressupõe uma espécie de "capacidade cognitiva inicial", o que me parece incoerente. Todos temos a mesma capacidade, mas formas diferentes de construí-la. O desafio da educação, especialmente da educação em massa, é descobrir os melhores caminhos para se desenvolver essa "aprendizagem significativa" - para mim, redundância, já que não acredito existir gradação em aprendizado: ou se aprende algo ou não se aprende.

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    1. Saudações!

      Senhor Marcio Castro.

      Seguinte como havia dito em poucas palavras bibliográfias e estudos juntamente com pesquisas de grandes teóricos consolam as informações prestadas e adquiridas pelo conhecimento prévio, através de sua transcrição é possível identificar que o senhor não conhece as teorias cognitivas conceituais.
      Considerando que como de costume primeiramente é necessário que o senhor faça um estudo preciso deste tema para ver que realmente é possível aprender com o meio já dizia Vygostky e Wallon interiorizando seus saberes, pois então o senhor ao dizer que não existe gradação no aprendizado, primeiramente deve fazer um estudo sucinto a este modo.

      Para finalizar indico bons teóricos para verificação do mesmo.

      Piaget
      Wallon
      Emilia Ferreiro
      Paulo Freire
      Vygotsky
      Ana Teberosky

      Entre outros que vale muito a pena o senhor conhecer antes de concluir sua transcrição.

      Abraços


      Tanya Torrico

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