segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Maquiavel e a Educação: A formação do bom cidadão




Resumo de Texto Científico


Introdução


O artigo expõe as diretrizes que regem o pensamento de Maquiavel, que mesmo não tratando diretamente da educação de forma pedagógica em nenhuma de suas obras, ele propôs que, uma sociedade estável é feita de cidadãos que adquirem boa educação cívica e que os homens contemporâneos deveriam se espelhar na maneira com que os antigos romanos, criados em uma sociedade de sacrifício à pátria, conduziam suas ações.

Metodologia

O  artigo mostra que para Maquiavel a busca incessante por realização de desejos necessita de controle para não culminar em desordem e por isso a educação teria papel fundamental para que o homem contenha seus desejos, pois somente através dela ele irá conhecer a natureza das coisas.

Trata o tumulto como virtuoso dentro de uma sociedade com boa educação cívica, pois considera que muitas vezes eles culminam em leis justas, sempre com resultados para a coletividade. Mostra a importância de uma sociedade construída com valores individuais como honestidade, simplicidade, sacrifício pela pátria e o reflexo disto na  aplicação das leis e que o mesmo não se aplica a uma sociedade corrompida que sem a virtude necessária, as leis não tem a capacidade de constranger a conduta dos homens, por isso a necessidade de educação para refrear impulsos egoístas e criar uma sociedade com valores cívicos.

   
Conclusão

Maquiavel refletiu sobre a necessidade de uma boa educação com valores de honestidade e patriotismo e uma política saudável. Para ele é importante conectar as experiências dos antigos às ações contemporâneas, por estas já terem sido utilizadas com êxito. E o poder da educação em moldar o indivíduo de forma correta ou incorreta para viver obedecendo às leis ou as tornando meramente teóricas.


Palavras-chaves: Maquiavel, educação, política

Nenhum comentário:

Postar um comentário