A ESCOLA INFANTIL MOVIMENTO
Possuí o objetivo de proporcionar um espaço de aprendizagem, através de uma grande variedade de experiências e vivências tanto corporais como de leitura e releitura de mundo, ajudando a criança a interpretar o seu ambiente, formular hipóteses, interagindo com o seu meio e como conseqüência , aumentando, sua função cognitiva e sua capacidade de tornar a aprendizagem efetiva. A Escola tem como objetivo também, proporcionar atividades positivas que contribuam para a construção da individualidade e sociabilidade, mantendo vínculos afetivos onde as crianças possam expressar seus sentimentos e emoções.
A divisão nas áreas motoras, cognitivas e afetivas são meramentes didáticas. As diversas áreas são independentes e na prática não podemos separá-las, pois a criança é uma totalidade.
ÁREA AFETIVA
Nesta área, é importante destacar o equilíbrio emocional e a sociabilidade da criança. Está voltada para as demonstrações de carinho e afetividade com todos que os rodeiam, colegas, professores e familiares, bem como, suas preferências em brincadeiras, sejam elas sozinha ou em grupo, juntamente com suas vivências. É a parte da emoção no sentido amplo, é o lado do afeto. Julgamos ser a área na qual todo o cuidado e dedicação se fazem necessários. É importante levar em consideração as vivências familiares, valores e suas relações. Ao trabalharmos a área afetiva, estamos procurando oportunizar um ambiente, no qual a criança possa se desenvolver, expressando seus sentimentos e emoções através de vínculos criados entre a criança, a professora e seus colegas, bem como, todo seu envolvimento nas atividades diárias da escola. Esta área está diretamente ligado a auto-estima e auto-imagem da criança, envolvendo todas as relações, juntamente com o meio em que está inserida. A escola proporcionará atividades, que contribuam para a construção da individualidade e sociabilidade, da criança, mantendo vínculos afetivos bem como comportamentos de ligação, associados e estímulos diretos, no que se refere a sua adaptação, relacionamento e sexualidade.
ÁREA MOTORA
É através do conhecimento do seu corpo e do domínio de seus sentimentos, que a criança poderá evoluir no processo educativo, explorando o mundo através de jogos e atividades lúdicas, diferenciando assim, noções espaciais, posturas, coordenação do corpo, formas e qualidades. Esta área está diretamente ligada a área cognitiva. As atividades visam trabalhar os grandes músculos (motricidade ampla), como correr, saltar, deitar, caminhar, rolar sobre o corpo, subir e descer escadas com ou sem apoio, desenvolver o equilíbrio, organização corporal, coordenação, noções de espaço e tempo, freio inibitório, expressão corporal. Usa também desenvolver a motricidade fina, como atividades de modelar, pintar, recortar, amassar, rasgar, enroscar, abrir e fechar, movimentos de pinça e preensão, bem como, atividade de percepções sensório-motora, como audição, tátil, visual...
Acreditamos que as atividades motoras realizadas, oportunizem as crianças uma melhor adaptação ao ambiente social. Sendo assim, elas devem ser estimuladas no seu meio ambiente com oportunidades, motivação e instrução de atividades que possam auxiliar o pleno desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais.
ÁREA COGNITIVA
A área cognitiva refere-se diretamente aos conhecimentos e aprendizagem
da criança. É nesta área, que a criança adquire noções básicas com relação a si
mesma e do mundo que acerca. Está ligada ao comportamento, ao reconhecimento,
as percepções e atitudes da criança. Engloba a parte gráfica, verbal, gestual,
as gnoses, percepções e aquisições pedagógicas.
É necessário dar condições à criança de vivenciar experiências, fazendo
com que interaja com o meio no qual está inserida, sendo estimulada para que
através de suas vivências, baseadas na constante troca de informações no grupo
do qual faz parte, ela consiga elementos, que lhe auxiliem diretamente na
construção do seu próprio conhecimento.
A postura da escola está justamente voltada para este aspecto, o de
facilitar e proporcionar um ambiente sadio, estimulante e motivante, a fim de
que a criança descubra por si só, seu potencial e se desenvolva saber todos os
aspectos que norteiam sua aprendizagem. É importante lembrar que a criança
constrói o seu conhecimento através de sua interação com o meio físico e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário