Tanya Torrico
Especialista em Didática e Metodologia
O artigo científico é um relato analítico de informações atualizadas sobre
um tema de interesse para determinada especificidade. É o resultado de um
estudo desenvolvido através de uma pesquisa, podendo ser através de um projeto
de Ensino, de Pesquisa ou de Extensão.
Seu objetivo é divulgar os resultados de um estudo realizado procurando
levar ao conhecimento do público interessado, as novas idéias e abordagens.
Ao escrever um artigo é importante utilizar uma linguagem clara, correta, concisa e objetiva.
Devem ser evitados os adjetivos inúteis, rodeios e repetições
desnecessárias. Geralmente é publicado em revistas, jornais ou outros periódicos
especializados e científicos.
Etapas para a redação de Artigos Científicos:
1 Identificação:
Título (deve ser redigido com um número pequeno de palavras e
transcrever de forma adequada o conteúdo do trabalho);
Nome do Autor (res) - (quem executou o projeto e redigiu o artigo);
Instituição (onde foi realizado o trabalho);
Cargo (do autor (res) do artigo);
E-mail (do autor (res) do artigo);
2 Resumo (NBR 6028/90)
É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Uma versão
em miniatura do artigo. Deve ser colocado precedendo o texto na língua original.
Visa fornecer elementos capazes de permitir ao leitor a decisão sobre a
possibilidade de continuar a leitura do trabalho ou não. Deve apresentar:
Uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de
tópicos;
A explicitação de tema principal do documento através da primeira frase, escrita de forma bem significativa;
No máximo 250 palavras;
Preferencialmente o uso da 3a
pessoa do singular ou verbo na voz passiva.
O resumo apresenta os pontos relevantes do trabalho onde devem ser
indicados:
A natureza do problema a ser estudado (tema);
A metodologia utilizada
Os resultados mais significativos esperados; ressaltando o
surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições e
teorias anteriores, relações e efeitos novos verificados;
As principais conclusões (atendendo o objetivo geral e/ou
delimitação do tema). Devem descrever as conseqüências dos
resultados e a forma como estão relacionados os objetivos, recomendações e sugestões;
Os métodos e técnicas devem ser descritos de forma concisa.
Evitar:
Uso de parágrafos;
Frases negativas;
Símbolos que não sejam de uso freqüente;
Fórmulas, equações e diagramas.
3 Palavras-chave:
São palavras que merecem destaque. Elas são retiradas do texto e tem por
objetivo identificar e definir os termos para que o leitor compreenda qual os seus
significados para a pesquisa. Aparece na mesma página do resumo.
4 Introdução:
Sua função é despertar o interesse do leitor sobre o tema. É importante
fornecer informações básicas sobre o tema objeto do estudo. Deve ser equilibrada
em relação as demais parte do trabalho. Elaborada de acordo com os requisitos
da metodologia. Deve:
Especificar o tema;
Esclarecer sobre que enfoque o tema foi desenvolvido;
Mencionar trabalhos anteriores que abordem o tema em questão.
5 Justificativa:
Deve refletir o porque da elaboração do Projeto de Ensino, bem como sua
importância deixando claro quais os objetivos e os motivos de ordem teórica e
prática que justificam o projeto. É preciso contar ao leitor sobre os passos de
execução do projeto. Não deve ser elaborado em tópicos.
6 Revisão da Literatura:
É importante fundamentar as argumentações, usar citações, fazendo um
detalhamento do tema e exemplificando quando for o caso. É a apresentação de
uma análise crítica do texto e das fontes consultadas.
7 Metodologia:
Descrição dos métodos e técnicas sem omitir o que for de real interesse. Nesta parte é importante descrever as etapas de delimitações da população, amostra, qual a técnica utilizada para a coleta dos dados e as limitações do
projeto.
É bom lembrar: o verbo deve estar sempre no passado, pois neste item há
uma descrição do que já ocorreu, do que já foi realizado.
8 Resultados:
Consiste no relato do registro de todas as observações ou
experimentações, sem comentários. Os resultados devem vir acompanhados dos
respectivos valores estatísticos, ou dos dados qualitativos. Deve ser escrito de
forma objetiva, sucinta e clara, apontando sua significância e importância. O
verbo, para a descrição, também deverá estar no passado e a linguagem deverá
ser impessoal.
9 Discussão:
É o confronto dos resultados com a literatura, comparação, avaliação,
interpretação e crítica com os dados coletados no Projeto. Neste sub-capítulo, o
autor poderá emitir teorias justificadas, sem esquecer a autocrítica.
É importante, se possível acrescentar ilustrações (quadros, tabelas, gráficos, fotos etc.) relacionadas diretamente ao assunto desenvolvido.
10 Conclusão:
É a síntese dos principais pontos que serviram de base para a sua
argumentação. É a generalização dos achados e o resumo interpretativo das
observações e experimentações. Deve ser baseada estritamente naquilo que os
achados permitem, embora o autor possa apresentar opiniões de ordem teórica ou
que oportunize novos projetos. Não devem ser acrescentados elementos novos, que não fizeram parte do trabalho. É muito importante sintetizar o artigo em uma
afirmativa final, de forma marcante, exata, firme, convincente, arrematando o que
foi escrito.
11 Referências Bibliográficas:
Conforme a ABNT 6023/2001.
Caso haja alguma dúvida na elaboração pode-se consultar as Normas
Técnicas de Apresentação de Trabalhos da UDESC - www.udesc.br - clique em
pró-reitorias, de extensão, cultura e comunidade, documentos e formulários, manual para elaboração de trabalhos acadêmicos.
12 Anexos:
Servem para complementar a pesquisa. Podem ser: mapas, documentos
originais e fotografias.
Fonte: Normas Técnicas
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