terça-feira, 23 de setembro de 2014

BIOGRAFIA COMPLETA DE NÓVOA



António Manuel Seixas de Sampaio da Nóvoa

Tomou posse como reitor da Universidade de Lisboa em maio de 2009.
É também professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Internacional de História da Educação - ISCHE (2000-2003). Áreas de especialização: História da Educação e Educação comparada. Em 2012 foi-lhe atribuído (por unanimidade) o título de membro honorário da UNIVERSEUM - European Academic Heritage Network, uma rede de Universidades, reconhecida pelo Conselho Europeu, que procura valorizar o patrimônio científico, museológico, monumental, botânico e arquivístico das Universidades Européias. 
Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos na área da Educação - em particular sobre temáticas da profissão docente, da história da educação e da educação comparada -, em diversos países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Reino Unido e Suíça.


PRINCIPAIS OBRAS

Vidas dos Professores                                         
Formato: livro
Idioma: port. Portugal
Editora: porto editora
Assunto: pedagogia

PROFISSÃO PROFESSOR
Formato: livro
Idioma: port. Portugal
Editora: porto editora
Assunto: pedagogia

HISTORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FORMAÇÃO DO CAMPO
Formato: Livro
Organizador: Monarcha, Carlos
Idioma: portugues
Editora: UNIJUI
Assunto: PEDAGOGIA


 

FABRICATING EUROPE

Formato: livro
Organizador: lawn, martin
Organizador: novoa, antonio
Idioma: Inglês
Editora: kluwer academic
Assunto: pedagogia

 

PAULO FREIRE - POLÍTICA E PEDAGOGIA

Formato: livro
Idioma: port. Portugal
Editora: porto editora
Assunto: pedagogia

 

FABRICATING EUROPE

THE FORMATION OF AN

Formato: livro
Autor: lawn, m.
Idioma: inglês
Assunto: pedagogia

EVIDENTEMENTE - HISTORIAS DA EDUCAÇAO
Formato: Livro
Idioma: port. Portugal
Editora: ASA PORTUGAL
Assunto: PEDAGOGIA

MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E A FORMAÇÃO.
Formato: Livro
Organizador: Novoa, Antonio
Organizador: Finger, Matthias
Idioma: Português
Editora: paulus editora
Assunto: pedagogia

 

MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E A FORMAÇÃO

Formato: Livro
Organizador: Novoa, Antonio
Organizador: Finger, Matthias
Idioma: portugues
Editora: paulus editora
Assunto: pedagogia

PROPOSTAS

Para ele, a teoria e a ação educativas são dois conceitos que se deve caminhar juntos, Nóvoa faz uso da teoria e seus instrumentos variados procurando conclusões que não estejam evidentes. O trabalho é coletivo e de reflexões, então segundo ele temos que exercitar o que vivemos. Então ele propõe cinco teses  para formação de professores as quais são:

  •  a) assumir uma forte componente prática, centrada na aprendizagem dos alunos e no estudo de casos concretos;
  • b) passar para ‘dentro’ da profissão, isto é, basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens;
  • c) dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais, trabalhando a capacidade de relação e de comunicação que define o tato pedagógico;
  • d) valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão;
  •  e) estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação dos professores no espaço público da educação.
  • Infelizmente, estas propostas estão muito distantes da realidade brasileira em termos de formação de professores.

Podemos então destacar a necessidade da componente prática, com foco no processo de ensino-aprendizagem e no exame da atuação de outros professores (estudo de casos), o que já deveríamos estar fazendo há bastante tempo!

O educador português acredita que o melhor lugar para os professores construírem suas histórias é o próprio local de trabalho. "É no espaço concreto de cada escola, em torno de problemas reais, que se desenvolve a verdadeira formação", disse ele em entrevista a NOVA ESCOLA em 2001. "Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento profissional."

A tese de Nóvoa deixa mais claro por que não se deve separar a teoria da prática. o acesso a ações formativas é direito faz dele um instrumento de valorização. “Cada um de nós constrói o conhecimento à medida que trabalha e, por isso, qualquer plano de estudo deve ser feito no interior da escola, onde se desenvolve a prática”,

Focar a necessidade de aprender do aluno e tão igual ou maior necessária, mais é quase impossível colocar-se em pratica, por uma cultura pré estabelecida, há muito tempo, ou melhor, dizer há décadas que concentra toda a ação pedagógica no professor.

Outros pensadores da educação, almejam a  capacidade de ouvir (difícil de encontrar) e também mudanças estratégicas no trabalho do educador, que passaria a ter que concentrar suas ações no papel do orientador das realizações dos educadores, trazer, participar e esclarecer idéias quando necessário e, em especial, levando os alunos a se tornar o centro do trabalho realizado na escola

SELEÇÃO DE PUBLICAÇÔES
Artigos em revistas com referees
Nóvoa, A. (2010). La construcción de un espacio educativo europeo: Gobernando a través de los datos y la comparación. Revista Española de Educación Comparada, 16, 23-41.

Nóvoa, A. (2009). Para una formación de profesores construida dentro de la profesión.Revista de Educación, 350, 203-218.

Nóvoa, A. (2009). Educación 2021: Para una historia del futuro. Revista Iberoamericana de Educación, 49, 181-199.

Nóvoa, A. & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative Research in Education: a mode of governance or a historical journey?. Comparative Education, 39 (4), 423-438.

Capítulos de Livros
Nóvoa, A. (2009). Governing without governing – The formation of a European educational space. In Apple, M. W., Ball, S. J. & Gandin, L. A.(eds.), The Routledge International Handbook of the Sociology of Education (pp. 264-273). Abingdon, Oxon: Routledge.

Nóvoa, A. (2009). Professores: el futuro aún tardará mucho tiempo?. In Célaz, C. & Vaillant, D. (coord.), Aprendizaje y desarrollo profesional docente (pp. 49-55). Madrid: OEI/Fundación Santillana. 


ENDEREÇO PARA CONTATO.
Professor Catedrático
Telefone Institucional: 217 943 823
Email: anovoa @ ie.ul.pt

Área de Investigação e Ensino

História e Psicologia da Educação

Grupo de Investigação

História da Educação

Áreas de Interesse  

Educação comparada. Formação de professores.

Fonte: Grupo Pós - Didática e Metodologia do Ensino Superior. 2014 em 23/09/2014.

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