António Manuel Seixas de
Sampaio da Nóvoa
Tomou posse como reitor da Universidade de Lisboa em maio de 2009.
É também professor catedrático da Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da
Associação Internacional de História da Educação - ISCHE (2000-2003). Áreas de
especialização: História da Educação e Educação comparada. Em 2012 foi-lhe
atribuído (por unanimidade) o título de membro honorário da UNIVERSEUM -
European Academic Heritage Network, uma rede de Universidades, reconhecida pelo
Conselho Europeu, que procura valorizar o patrimônio científico, museológico, monumental,
botânico e arquivístico das Universidades Européias.
Publicou mais de uma centena de trabalhos
científicos na área da Educação - em particular sobre temáticas da profissão
docente, da história da educação e da educação comparada -, em diversos países,
nomeadamente Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados
Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Reino Unido e Suíça.
PRINCIPAIS OBRAS
Vidas dos Professores
Formato: livro
Coleção: ciências da educação
Autor: Novoa, Antonio
Idioma: port. Portugal
Editora: porto editora
Assunto: pedagogia
PROFISSÃO PROFESSOR
Formato: livro
Coleção: ciências da educação
Autor: Novoa, Antonio
Autor: cavaco, Maria Helena
Autor: Hameline, Daniel
Idioma: port. Portugal
Editora: porto editora
Assunto: pedagogia
HISTORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FORMAÇÃO DO CAMPO
Formato: Livro
Autor: Novoa, Antonio
Organizador: Monarcha, Carlos
Idioma: portugues
Editora: UNIJUI
Assunto: PEDAGOGIA
FABRICATING EUROPE
Formato: livro
Idioma: Inglês
PAULO FREIRE - POLÍTICA E PEDAGOGIA
Formato: livro
Idioma: port.
Portugal
FABRICATING EUROPE
THE FORMATION OF AN
Formato: livro
Idioma: inglês
EVIDENTEMENTE - HISTORIAS DA EDUCAÇAO
Formato: Livro
Autor: Novoa, Antonio
Idioma: port. Portugal
Editora: ASA PORTUGAL
Assunto: PEDAGOGIA
MÉTODO (AUTO) BIOGRÁFICO E A FORMAÇÃO.
Formato: Livro
Idioma: Português
MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E A FORMAÇÃO
Formato: Livro
Idioma: portugues
PROPOSTAS
Para ele, a teoria e a ação
educativas são dois conceitos que se deve caminhar juntos, Nóvoa faz uso da
teoria e seus instrumentos variados procurando conclusões que não estejam
evidentes. O trabalho é coletivo e de reflexões, então segundo ele temos que
exercitar o que vivemos. Então ele propõe cinco teses para formação de professores as quais são:
- a) assumir uma forte componente prática, centrada na aprendizagem dos alunos e no estudo de casos concretos;
- b) passar para ‘dentro’ da profissão, isto é, basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens;
- c) dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais, trabalhando a capacidade de relação e de comunicação que define o tato pedagógico;
- d) valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão;
- e) estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação dos professores no espaço público da educação.
- Infelizmente, estas propostas estão muito distantes da realidade brasileira em termos de formação de professores.
Podemos
então destacar a necessidade da componente prática, com foco no processo de
ensino-aprendizagem e no exame da atuação de outros professores (estudo de
casos), o que já deveríamos estar fazendo há bastante tempo!
O educador português
acredita que o melhor lugar para os professores construírem suas histórias é o
próprio local de trabalho. "É no espaço concreto de cada escola, em torno
de problemas reais, que se desenvolve a verdadeira formação", disse ele em
entrevista a NOVA ESCOLA em 2001. "Universidades e especialistas externos
são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só
terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e
articulá-lo com seu processo de desenvolvimento profissional."
A tese de Nóvoa deixa mais
claro por que não se deve separar a teoria da prática. o acesso a ações
formativas é direito faz dele um instrumento de valorização. “Cada um de nós
constrói o conhecimento à medida que trabalha e, por isso, qualquer plano de
estudo deve ser feito no interior da escola, onde se desenvolve a prática”,
Focar
a necessidade de aprender do aluno e tão igual ou maior necessária, mais é
quase impossível colocar-se em pratica, por uma cultura pré estabelecida, há
muito tempo, ou melhor, dizer há décadas que concentra toda a ação pedagógica no
professor.
Outros
pensadores da educação, almejam a capacidade de ouvir (difícil de encontrar) e
também mudanças estratégicas no trabalho do educador, que passaria a ter que
concentrar suas ações no papel do orientador das realizações dos educadores,
trazer, participar e esclarecer idéias quando necessário e, em especial,
levando os alunos a se tornar o centro do trabalho realizado na escola
SELEÇÃO
DE PUBLICAÇÔES
Artigos em revistas com referees
Nóvoa, A. (2010). La construcción de un espacio
educativo europeo: Gobernando a través de los datos y la comparación. Revista Española de Educación
Comparada, 16, 23-41.
Nóvoa, A. (2009). Para una formación de profesores construida dentro
de la profesión.Revista de Educación, 350, 203-218.
Nóvoa, A. (2009). Educación 2021: Para una historia del futuro. Revista Iberoamericana de
Educación, 49, 181-199.
Nóvoa, A. & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative Research in
Education: a mode of governance or a historical journey?. Comparative Education, 39 (4), 423-438.
Capítulos de Livros
Nóvoa, A. (2009). Governing without governing – The formation of a
European educational space. In Apple, M. W., Ball, S. J. & Gandin, L.
A.(eds.), The Routledge International Handbook of the Sociology of
Education (pp. 264-273).
Abingdon, Oxon: Routledge.
Nóvoa, A. (2009). Professores: el futuro aún tardará
mucho tiempo?. In Célaz, C. & Vaillant, D. (coord.), Aprendizaje y
desarrollo profesional docente (pp. 49-55). Madrid: OEI/Fundación Santillana.
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ENDEREÇO PARA CONTATO.
Professor
Catedrático
Telefone Institucional: 217 943 823
Email: anovoa @ ie.ul.pt
Área de Investigação e Ensino
História e Psicologia da Educação
Grupo de Investigação
História da Educação
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Áreas de Interesse
Educação comparada. Formação de professores.
Fonte: Grupo Pós - Didática e Metodologia do Ensino Superior. 2014 em 23/09/2014.
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