domingo, 4 de maio de 2014

TÉCNICAS DE LEITURA

ARTIGO

INTRODUÇÃO


I . ÁREA DO ENSINO 



Adquirir conhecimentos depende muito de vários processos e de dedicação. Estudar, acima de tudo, não é simplesmente se qualificar, mas, também, ter um olhar crítico de mundo. A leitura é uma das ações importantes no processo de aprendizado, e por isso, ela deve ser muito bem feita, independente do texto que se leia.


Porém, não são todas as pessoas que têm facilidade em ler e compreender. A interpretação de texto fica a desejar, ou então, algumas demoram a entender a mensagem. Mas, existem técnicas que ajudam os indivíduos no quesito leitura, como é o caso da leitura dinâmica.



O jornalista e advogado, Mauro Alessi, tem mais de 20 anos como professor de um curso de leitura dinâmica. O mineiro já proferiu aulas em todo o Brasil, qualificando assim cerca de 80 mil alunos. Só no Recife, em torno de 5 mil pessoas já fizeram o curso.



De acordo com Alessi, existem várias histórias sobre a origem da leitura dinâmica, porém, a técnica que ele utiliza é oriunda da psicóloga americana, Julie Andersen. O professor conta que “ela percebeu que o povo oriental lia melhor, por causa dos diagramas que eles utilizavam”. Segundo Alessi, a psicóloga foi ao Japão e conheceu a técnica utilizada, em que os japoneses não precisavam repetir sons e nem fonemas para ler. “Descobriu-se que a gente pode ler mais rápido”, explica Alessi.



Livro – olho – mente



Na leitura dinâmica, há uma conexão em que é retirado o uso do aparelho fonador e auditivo. Ou seja, é utilizada a sequência “livro – olho – mente”. “Quando você ler pelo processo tradicional, em voz alta, fica mais difícil compreender e ainda demora mais para entender o texto. Na leitura dinâmica, a gente coloca a leitura na velocidade do pensamento e conseguimos compreender um texto muito mais rápido e sem precisarmos fazer repetições”, destaca o professor.



Mas, para que essa técnica seja desenvolvida, é necessário um treinamento, além de exercícios condicionadores. No curso promovido pelo professor Alessi, durante quatro dias, os participantes lêem vários textos, ao mesmo tempo em que passam por treinamento. Pouco a pouco vão percebendo como conseguem entender os textos com mais rapidez.



“Quem tem a técnica da leitura dinâmica consegue produzir muito mais rápido, uma melhor compreensão. Mas, ninguém consegue ler rápido sem concentração. Por isso, que os treinamentos são necessários”, explica o educador. De acordo com ele, os alunos que finalizam o curso passam a ler três vezes mais rápido que antes. “Na leitura tradicional, o ser humano consegue ler de 100 a 200 palavras, por minuto. Já com a leitura dinâmica, é possível lermos de 500 a 800 palavras a cada minuto”, frisa.



A leitura dinâmica pode ser aplicada para qualquer área do conhecimento. Além dela, existem outros meios de ler, como a leitura sintópica ou sintética, e a leitura analítica. A primeira é esta que você está usando caro leitor, para ler a reportagem. É o processo utilizado para a leitura de jornais, revistas, entre outros. Já a analítica é direcionada para a aprendizagem, no que diz respeito a preparação para provas. Segundo Alessi, a leitura dinâmica condiz com sintópica.



Fonte: Revista Técnica Científica acesso em 04/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário