I . COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA
O trabalho docente caracteriza-se como processos e práticas de produção, organização, difusão e apropriação de conhecimentos que se desenvolvem em espaços educativos escolares e não-escolares, sob determinadas condições históricas. Nesta perspectiva, o docente define-se como um sujeito, em ação e interação com o outro, produtor de saberes na e para a realidade. A docência define-se, pois, como ação educativa que se constitui no ensino-aprendizagem, na pesquisa e na gestão de contextos educativos, na perspectiva da gestão democrática.
2. NÚCLEOS DE FORMAÇÃO – pesquisa e pratica articulando os componentes curriculares (diversidade de desdobramentos operacionais).
Formação básica, fundamentos, conhecimento da sociedade, homem/escola/sala de aula/gestão/ensino/produção de conhecimento
Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos:
Situações específicas/ tópicas de cada região, que permitem aprofundamento;
2.2 Núcleo de Estudos Integradores
Atividades praticas para propiciar a vivencia em diferentes campos educacionais.
“Os núcleos de estudos deverão proporcionar aos estudantes, concomitantemente, experiências cada vez mais complexas e abrangentes de construção de referências teóricometodológicas próprias da docência, além de oportunizar a inserção na realidade social e laboral de sua área de formação. Por isso, as práticas docentes deverão ocorrer ao longo do curso, desde seu início”.
Docência como atuação no conjunto dos espaços educativos, não se restringe à regência, rompe com o tecnicismo, com a dicotomia professor/gestor. Há uma certa incompatibilidade entre os conceitos de gestão e docência. Ora a noção de docência é tão ampla que contempla a gestão, ora aparecem dicotomizadas. A docência vinculada à pesquisa não é problemática, muitos já fazemos isso. Docência como prática educativa organiza, desenvolve, avalia. Na prática escolar temos o ensino que acontece na sala de aula e a gestão da escola como um todo. A pesquisa refere-se a esse contexto. Deveria ser docência: ensino, gestão escolar, pesquisa. Qualquer função escolar é educativa, assim não têm mais sentido as concepções tradicionais de especialidades.
A docência é uma prática educativa, mas nem toda prática educativa é docência, por ex. relações familiares. Na pedagogia, há que ter algo que defina essa prática, para não perder nosso papel. Docência entendida como práticas de docência e gestão educacional que ensejem aos licenciados a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos.
Ambiguidade conceitual tanto no corpo das diretrizes, quanto nas nossas cabeças-fruto de nossas experiências pessoais (formação) e profissionais.
Ambiguidade conceitual tanto no corpo das diretrizes, quanto nas nossas cabeças-fruto de nossas experiências pessoais (formação) e profissionais.
“A docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação”
Docência como ação educativa que envolve as dimensões do ensino, da pesquisa e da gestão como funções fundamentais da formação do Pedagogo.
.
Fonte: Docência em Questão acesso em 29/04/2014
.
Fonte: Docência em Questão acesso em 29/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário