A publicação de artigos científicos é, sem dúvida, um dos elementos mais relevantes da atividade acadêmica. Por meio das publicações, a comunidade acadêmica passa a conhecer diferentes temas e, em especial, adquire contato com determinado autor e instituição de pesquisa. Uma instituição de ensino de qualidade deve, por isso, primar pela contínua publicação de trabalhos acadêmicos produzidos por seus professores e estudantes, no intuito de aprimorar o diálogo entre os interessados e expor à comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas em seus diferentes programas (graduação, mestrado, doutorado) e grupos de pesquisa.
Conclui-se que a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). é um sistema que confere uma classificação qualitativa a cada um dos periódicos. Quanto mais bem avaliado um determinado periódico, o artigo nele publicado tende a ser mais bem recepcionado pela comunidade acadêmica. Outra grande vantagem é que a instituição de pesquisa de onde surgiu o artigo receberá mais pontos, consoante a classificação pelo sistema Qualis Periódicos, no total de publicações apresentadas para a Avaliação Trienal realizada pela CAPES no Programa de Pós-Graduação. Assim, por exemplo, um artigo publicado em periódico classificado como A1 pontuará 100 pontos para o Programa; já um artigo publicado em periódico classificado como B5 pontuará 10 pontos.
Espera-se que estudantes, desde a graduação, já comecem a desenvolver suas pesquisas e a produzir artigos para serem enviados a diferentes revistas. Para os alunos da pós-graduação, a produção e a publicação de artigos durante a realização do mestrado ou doutorado é uma condição para a obtenção do grau desejado. Por sua vez, professores devem estar continuamente publicando, trazendo, assim, ao público o resultado de suas pesquisas e expondo, como representantes da instituição de ensino a que pertencem, a qualidade das investigações nela realizadas.
Fonte : <CAPES> Acesso em 28/02/2014
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