quinta-feira, 11 de julho de 2013

Metodologia de Trabalhos por projetos





A estruturação das sociedades modernas tornaram o mundo um sistema complexo, onde se entrelaçam o cultural, o social, o econômico, o político, o científico, o religioso etc. 

Nele o conhecimento oriundo das ciências, da tecnologia e das humanidades entre outros tem papel de destaque. Por serem formas de conhecer que se distanciam do senso comum, os conhecimentos disciplinares e seus limites são condições necessárias para a autonomia dos indivíduos. 

É comum encontrarmos nas mídias e entre os indivíduos de maneira geral relatos sobre a importância e dos conhecimentos produzidos pela Física, pela Geografia, pela Biologia, pela Sociologia etc.

 No entanto, por que temos tanta dificuldade em convencer nossos alunos da importância dos conteúdos que pretendemos ensinar? Existem muitas elementos que poderiam ser avançados como causas para esse problema. 

De maneira geral, podemos dizer que a escola tem dificuldade em lidar com o mundo dos estudantes. Esses últimos não vêem ligação entre aquilo que é ensinado na sala de aula com o que encontram no cotidiano.

Parte desse problema reside no fato do currículo se organizar em termos de disciplinas. 

O enfoque disciplinar do conhecimento não permite abarcar toda e qualquer situação do mundo. 

Na verdade, os conteúdos ensinados nas diferentes disciplinas estão
demasiadamente marcados por idealizações, simplificações e restrições. Isso dificulta sua aplicação no momento de lidar com a diversidade e complexidade do mundo. 

Com isso, a escola tem sofrido a crítica constante de não ser capaz de tratar o mundo cotidiano dos estudantes.

As atividades por projeto têm sido uma estratégia metodológica capaz de tratar em sala de aula situações ligadas ao mundo vivencial dos estudantes. 

Nesse tipo de atividade não há a fragmentação do objeto de estudo. Ao contrário, a ideia é integrar todos os aspectos da situação estudada em representações que deem conta da sua complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário