Diante dessa comunicação, objetiva-se a oralidade, a escrita e
representação pictórica, sendo a última concebida como uma linguagem de
comunicação baseada em desenhos, gráficos, tabelas e todas as formas de
representação visual. Na metodologia de ensino pela resolução de problemas é
destacada representação pictórica como um recurso para auxiliar o aluno no
processo de enfrentamento de problemas.
As representações em forma de desenhos, conjecturas e representações visuais
são consideradas como registros da estratégia de resolução. Ao desafiar o aluno
com a resolução de situações problemas, acredita-se que este se vê diante do
desejo de se ter propriedades em seu discurso de resposta, o que torna a
intercomunicação dialógica e problematiza Dora, onde o conhecimento é
direcionado e a curiosidade instigada.
Esta pesquisa de cunho bibliográfico buscou
realizar um levantamento literário acerca da representação pictórica na
resolução de problemas. Assim, a busca de dados em torno do objeto de análise
foi norteada por indagações previamente organizadas.
São elas: O que é uma representação pictórica em Matemática? Quais são
as origens da representação pictórica na resolução de problemas matemáticos?
Quais as contribuições da representação pictórica para a construção do
conhecimento matemático? Estas e outras indagações tecem esta abordagem,
objetivando visualizar o panorama teórico e metodológico da representação
pictórica na resolução de problemas.
Ficou evidente no decorrer do estudo que existem poucas teorizações em
torno das representações pictóricas que facilitam a resolução de problemas, mas
encontramos em Smole (2001), Cox (1999), Zhang (1977),Viana (2005) e Kosslyn
(1995) perspectivas que possibilitaram compreender como a representação
pictórica pode auxiliar o aluno na resolução de um problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário