segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Importância da Representação Pictórica na Resolução de Problemas .



 Atualmente, com a globalização e o avanço tecnológico, há eminente necessidade de resolver problemas agilmente, atendo-se a princípios lógicos, objetivos e espontâneos. Considera-se a resolução de problemas, como proposta de quebrar paradigmas do ensino memoristico e tradicional, propiciando o uso da modelagem e investigação desenvolvidas na dinâmica da sala de aula. Pesquisas afirmam a importância de se comunicar matematicamente, no processo ensino aprendizagem da Matemática. 

Diante dessa comunicação, objetiva-se a oralidade, a escrita e representação pictórica, sendo a última concebida como uma linguagem de comunicação baseada em desenhos, gráficos, tabelas e todas as formas de representação visual. Na metodologia de ensino pela resolução de problemas é destacada representação pictórica como um recurso para auxiliar o aluno no processo de enfrentamento de problemas. 

As representações em forma de desenhos, conjecturas e representações visuais são consideradas como registros da estratégia de resolução. Ao desafiar o aluno com a resolução de situações problemas, acredita-se que este se vê diante do desejo de se ter propriedades em seu discurso de resposta, o que torna a intercomunicação dialógica e problematiza Dora, onde o conhecimento é direcionado e a curiosidade instigada. 

Esta pesquisa de cunho bibliográfico buscou realizar um levantamento literário acerca da representação pictórica na resolução de problemas. Assim, a busca de dados em torno do objeto de análise foi norteada por indagações previamente organizadas. 

São elas: O que é uma representação pictórica em Matemática? Quais são as origens da representação pictórica na resolução de problemas matemáticos? Quais as contribuições da representação pictórica para a construção do conhecimento matemático? Estas e outras indagações tecem esta abordagem, objetivando visualizar o panorama teórico e metodológico da representação pictórica na resolução de problemas. 

Ficou evidente no decorrer do estudo que existem poucas teorizações em torno das representações pictóricas que facilitam a resolução de problemas, mas encontramos em Smole (2001), Cox (1999), Zhang (1977),Viana (2005) e Kosslyn (1995) perspectivas que possibilitaram compreender como a representação pictórica pode auxiliar o aluno na resolução de um problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário