1. Por onde começar, sobre o que escrever?
O ideal é que você consiga mesclar seu interesse pessoal, seu interesse profissional e a área do curso que você está terminando. Assim, você satisfará as necessidades acadêmicas, escreverá sobre algo que você goste, e ainda aprofundará seus conhecimentos numa área interessante profissionalmente.
2. Pesquisa bibliográfica
Definido o tema, converse com seu orientador para ter algumas ideias e pontos de vista sobre o assunto escolhido. Feito isso, parta para uma pesquisa bibliográfica: livros, artigos, revistas, internet – pesquise tudo o que conseguir sobre o tema, conheça o que já existe, quais propostas foram analisadas, o que funciona e o que não funciona para a área.
3. Sua contribuição
Agora vem a parte mais interessante do trabalho, que é quando você coloca seus neurônios para funcionar e propõe algo que ainda não foi feito, analisa os dados de uma forma única, explora uma situação específica. Você pode fazer através de um estudo de caso: levante informações sobre o caso (uma empresa, um produto, uma cidade, um processo) e nesta parte você deverá oferecer seu ponto de vista, sua contribuição, as mudanças que você sugere e o que você acha que está errado. Esta etapa é a mais complicada de ser bem executada, pois você precisa dominar o assunto e a situação.
4. Analise os resultados
Se for possível implantar as suas sugestões, esta etapa será a mais rica do trabalho. Você poderá comparar o desempenho antes e depois, como quem olha duas fotografias, uma antiga e uma recente. O que funcionou? Por que funcionou? É viável aplicar o mesmo procedimento em outros casos? O que este caso tinha de particular que fez com que suas sugestões funcionassem?
5. Conclusão
Finalmente, o que você conclui com o trabalho? O que aprendeu, o que ofereceu de novo para os leitores? Resuma o problema e os resultados, escreva seu ponto de vista. Termine com chave de ouro.
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