Socializando:
Inicialmente gostaria de ressaltar a importância desse momento para a educação e agradecer a oportunidade que me foi dada de expor minhas idéias sobre este tema, hoje tão discutido que é a “Didática em questão”.
A análise do papel da Didática no processo de formação de educadores tem suscitado uma grande discussão no meio educacional.
Até 1980 a disciplina vinha figurando na formação de professores de todos os níveis, sem que se duvidasse de sua importância. Iniciou-se então um movimento de crítica e contestação à Didática,
chegando a acusações de que seu conteúdo “quando não é inócuo é prejudicial”. A partir daí o movimento vem crescendo, incluindo cada vez mais um maior número de professores dispostos a enfrentar um desafio comum: fazer com que avance o conhecimento na área de didática e que a disciplina conquiste um espaço significativo na formação do professor hoje.
O que proponho neste texto é contextualizar a Didática levando a reflexão para a superação da visão meramente instrucional do processo ensino-aprendizagem, à reconstrução do conteúdo de Didática a partir de uma visão multidirecional da prática pedagógica e para análise do papel da educação na sociedade.
Considerando a educação como uma prática social e histórica, a proposta de Didática deverá se constituir em um projeto de transformação da sociedade e isto implica atendimento aos interesses das classes populares. Para isso se fez necessário a presença de um professor competente, politicamente consciente de seu papel e do papel da educação na sociedade, assim como tecnicamente preparado para lidar com o conteúdo a ser reelaborado pelo aluno.
O objeto do estudo da Didática, todos nós sabemos, é o processo de ensino-aprendizagem, e toda proposta dessa disciplina está impregnada, quer explicita ou implicitamente, de uma concepção do processo de ensino. A análise das diferentes abordagens do ensino através da explicação de seus pressupostos, do contexto em que foram geradas e da visão de homem, de sociedade, do conhecimento e de educação que veiculam, são pois proposições da disciplina.Para que seja compreendido esse processo ele precisa ser analisado de tal forma que articule constantemente as dimensões humanas, técnica e político social.
No processo ensino aprendizagem está sempre presente a relação humana mas ela não poderá ser o centro configurador do processo. Seria uma abordagem reducionista. O componente afetivo está sempre presente no processo perpassando e impregnando toda a dinâmica não podendo no entanto ser desconsiderado.Na abordagem tecnicista o processo ensino aprendizagem é visto como ação intencional, sistemática, que procura organizar as condições que melhor propiciem a aprendizagem. Aspectos como objetivos, seleção de conteúdos, estratégias de ensino, avaliação constituem o núcleo das preocupações.
Tanya Torrico
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior
Mestranda na área da Educação.
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