Tem por finalidade articular os conhecimentos propostos pelos componentes curriculares no desenvolvimento das competências e habilidades que devem ser efetivadas em cada módulo.
Os professores apresentam uma proposta de trabalho a ser desenvolvida por grupos de alunos com o objetivo de promover a convergência das competências a serem avaliadas.
Essa convergência se realizará através da resolução de situações reais e/ou situações problemas que deverão ser resolvidas através da aplicação dos saberes trabalhados nos módulos. Este trabalho deverá ser acompanhado, monitorado e avaliado desde o seu início pelo corpo docente envolvido naquele módulo.
Essa convergência se realizará através da resolução de situações reais e/ou situações problemas que deverão ser resolvidas através da aplicação dos saberes trabalhados nos módulos. Este trabalho deverá ser acompanhado, monitorado e avaliado desde o seu início pelo corpo docente envolvido naquele módulo.
As atividades estão integradas com as atividades de pesquisa, por meio da construção de projetos, trabalhos e artigos acadêmicos.
As atividades interdisciplinares são iniciadas desde o primeiro módulo, pelos trabalhos de investigação sobre temas do contexto atual referente à problemática ambiental.
Esses temas são discutidos e avaliados nas reuniões de colegiado de curso realizadas no inicio de cada semestre letivo e lançado aos acadêmicos de cada módulo para que os mesmos selecionem o tema de maneira democrática.
A escolha dos temas será baseada nas disciplinas norteadores de cada modulo, sendo também referenciados os assuntos referentes às terminalidades e certificações profissionais do curso.
As atividades interdisciplinares são iniciadas desde o primeiro módulo, pelos trabalhos de investigação sobre temas do contexto atual referente à problemática ambiental.
Esses temas são discutidos e avaliados nas reuniões de colegiado de curso realizadas no inicio de cada semestre letivo e lançado aos acadêmicos de cada módulo para que os mesmos selecionem o tema de maneira democrática.
A escolha dos temas será baseada nas disciplinas norteadores de cada modulo, sendo também referenciados os assuntos referentes às terminalidades e certificações profissionais do curso.
A disciplina de metodologia da pesquisa cientifica dará o suporte aos alunos do primeiro módulo no desenvolvimento das metodologias para a elaboração dos projetos. Para os módulos I, II, III, IV e V, é indicada pelo colegiado de curso as disciplinas norteadoras para cada semestre letivo, sendo observados para este seleção, critérios relacionados à abrangência dos temas ambientais atuais, presentes no cotidiano da comunidade, do bairro, do município, do estado e no ambiente nacional, selecionado e divulgado no inicio da cada semestre.
As atividades integradoras são realizadas pelos alunos grupos de 3 (três) até 5 (cinco) componentes.
Fica como atividade integradora do primeiro módulo a construção de um projeto de pesquisa, sendo abordada para isso toda a metodologia de construção – Normas a serem aprendidas.
Os projetos do primeiro módulo servirá de treinamento e de exercício práticos sobre a pesquisa e elaboração de projetos na área ambiental, tendo em vista que, as disciplinas do primeiro semestre são introdutórias.
Os projetos do primeiro módulo servirá de treinamento e de exercício práticos sobre a pesquisa e elaboração de projetos na área ambiental, tendo em vista que, as disciplinas do primeiro semestre são introdutórias.
No segundo módulo, os alunos desenvolvem um novo projeto ou continuarão a trabalhar o projeto do primeiro semestre, porém voltados aos temas norteadores das disciplinas especificas do curso presentes no modulo II, onde este projeto será executado e apresentado no final do modulo.
A atividade integradora do terceiro módulo oportunizará ao acadêmico o desenvolvimento de um novo projeto de acordo com as especificidades das disciplinas do terceiro módulo, executando-o e transformado-o os seus resultados em artigo, onde será apresentado no final do terceiro modulo.
O artigo atenderá as exigências pertinentes a normas de formatação estipuladas pela Resolução em vigor da FAA para trabalhos acadêmicos.
Assim o aluno desenvolverá e aplicará nos três primeiros semestres todas as atividades necessárias para a construção de sua linha de estudo sobre temas abordando o meio ambiente, adquirindo experiência e vivência com a realidade trabalhada, além de adquirir habilidades praticas para a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso.
O artigo atenderá as exigências pertinentes a normas de formatação estipuladas pela Resolução em vigor da FAA para trabalhos acadêmicos.
Assim o aluno desenvolverá e aplicará nos três primeiros semestres todas as atividades necessárias para a construção de sua linha de estudo sobre temas abordando o meio ambiente, adquirindo experiência e vivência com a realidade trabalhada, além de adquirir habilidades praticas para a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso.
Para o quarto módulo os acadêmicos terão como atividade integradora a execução do projeto para a elaboração do TCC a ser apresentado no quinto módulo. A disciplina de TCC - I dará o suporte aos acadêmicos no desenvolvimento dos projetos.
O projeto de pesquisa do módulo IV deverá ser entregue ao professor orientador com cópia ao professor de orientação de TCC, para primeira avaliação e acompanhamento respectivamente, nas datas das verificações parciais estipulada em calendário acadêmico da FAA e que contará no processo de avaliação para obtenção de conceito ao professor orientador e ao professor orientador de TCC.
O projeto de pesquisa do módulo IV deverá ser entregue ao professor orientador com cópia ao professor de orientação de TCC, para primeira avaliação e acompanhamento respectivamente, nas datas das verificações parciais estipulada em calendário acadêmico da FAA e que contará no processo de avaliação para obtenção de conceito ao professor orientador e ao professor orientador de TCC.
Para o quinto módulo será contado como atividade integradora à apresentação dos resultados das atividades do projeto elaborado no quarto módulo, tendo a disciplina TTC - II como disciplina de suporte para essa atividade.
As datas de apresentação final das atividades integradoras serão estipuladas em reuniões de colegiado do curso realizadas no inicio de cada semestre acadêmico.
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